FENO

Finardi Máquinas Agrícolas
Finardi Máquinas Agrícolas
Finardi Máquinas Agrícolas
Finardi Máquinas Agrícolas

O feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, usada como forragem para o gado, mediante a desidratração que retira a água mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar.

Em quantidades pequenas o feno pode ser feito manualmente utilizando ferramentas como alfanjegarfo, enfardadeira manual, ou ainda estocar a produção a granel.

Em larga escala existem implementos que mecanizam o processo de fenação possibilitando a obtenção de um produto de boa qualidade e de custo baixo. No Brasil utiliza-se para a desidratação somente a energia do sol e vento, sem necessidade de galpões ou máquinas secadoras.

Os melhores fenos são obtidos dos capins que têm mais folhas do que talos, tais como o jaraguápangolaquicuio, estrela, coast-cross, tifton 85 e rodes. Qualquer que seja o capim a ser fenado, a ceifa deve ocorrer quando a planta apresente o maior teor de nutrientes, com 35 a 45 dias de vegetação. Antes a planta tem umidade demais e depois fica excessivamente fibrosa, perdendo valor nutritivo.